Fatores que conspiram contra a fertilidade dos homens

 

Quando o casal tenta ter filhos por mais de um ano e a cegonha não dá as caras, é hora de consultar um especialista, e descobrir os entraves para iniciar a gravidez.

No lado masculino, a dificuldade pode ser flagrada por um espermograma. Um exame onde se analisam características dos espermatozoides, como capacidade de locomoção e vitalidade.

Não existe culpa quando o assunto é fertilidade. E estudos revelam que algumas condições podem afetar ambos os sexos. Os homens devem ficar atentos a fatores externos, sem ignorar alterações em seu próprio corpo.

A infertilidade masculina pode ser ocasionada por meio de uma doença única, porém é muito comum encontramos diferentes fatores que, quando associados, levam a uma importante redução do potencial fértil. O exame físico da bolsa testicular e o espermograma são essenciais para que o Médico Especialista em Reprodução Humana possa avaliar corretamente o potencial reprodutivo masculino.

A varicocele, doença que acomete os vasos testiculares e, diagnosticada por meio do exame físico, é a principal causa de redução do potencial fértil dos homens, responsável por até 40% dos casos de infertilidade masculina primária.

Uma pequena parcela dos homens inférteis, ao fazer o exame de espermograma, depara-se com a ausência de espermatozoides (azoospermia) no ejaculado. Nesses casos, devem-se avaliar tanto as doenças que impedem a saída de espermatozoides (fibrose cística, por exemplo), quanto as situações que interfiram na própria produção pelo testículo, como alterações genéticas, testículos criptorquídicos, ou seja, aqueles que permanecem fora da bolsa testicular e disfunções hormonais.

Além da presença de doenças especificamente relacionadas à fertilidade, é importante ressaltar que os hábitos de vida, pouco saudáveis, também afetam negativamente a produção de espermatozoides, tais como: tabagismo, o uso de drogas recreativas (maconha, cocaína), o uso de anabolizantes (testosterona), exercícios físicos em excesso, obesidade, exposição a produtos tóxicos e à poluição, estresse e má nutrição.

O impacto da idade do homem na fertilidade masculina tem sido bastante pesquisado nos últimos anos.

Sugerimos consultar um médico especialista.

Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019
Voltar
fb.com/progenese
|
46 3220 2969
|
Av. Brasil, nº450, sala 1002 - 10º andar, Ed. Max Saúde.