A endometriose pode comprometer a sua fertilidade?

A endometriose, conhecida como a “doença da mulher moderna” é caracterizada pela presença do tecido do endométrio, a camada que reveste o interior o útero, em locais ectópicos, ou seja, fora de seu local habitual e causando sangramentos. Cada vez que a mulher menstrua e ocorre esse sangramento no local onde não deveria acontecer, as alças intestinais e os órgãos da pelve acabam bloqueando esse sangramento, provocando dor pélvica, afetando mais comumente o tecido que reveste a cavidade abdominal (peritônio), os ovários, as tubas uterinas e causando infertilidade.
O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e local onde o óvulo, depois de fertilizado, se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.

As características da endometriose
• A doença é frequente em mulheres na idade reprodutiva e acomete cerca de 10% da população feminina. Atualmente cerca de 40% das pacientes que chegam até as clínicas de reprodução assistida sofrem de endometriose. A fertilidade feminina pode ser afetada pela endometriose de diversas formas, dentre elas:
• Obstrução das trompas ocorrida diretamente pelas lesões de endometriose;
• Alteração nas tubas uterinas, podendo se tornar impérvias e sem mobilidade;
• Formação de cistos nos ovários que alteram a capacidade ovulatória;
• Alteração na ovulação: dificuldade de produção de ovular e perda de qualidade dos óvulos;
• Interferência com a fertilização: dificuldade de penetração dos espermatozoides nos óvulos;
• Liberação de substâncias inflamatórias na pelve que podem alterar a qualidade do óvulo, do embrião e o desenvolvimento da gestação aumentando a taxa de abortamento.
• A dor é o principal sintoma da doença, porém de 20% a 25% das mulheres não apresentam nenhum sintoma. Quando os sintomas aparecem geralmente são: cólica menstrual intensa, dor durante as relações sexuais, dor abdominal antes ou durante a menstruação, dor e sangramento intestinal e urinário durante a menstruação.

#reproducaoassistida #reproducaohumana #endometriose #gravidez#gestação #progenese

Sexta-feira, 01 de Maio de 2020
fb.com/progenese
Av. Brasil, nº450, sala 1002 - 10º andar, Ed. Max Saúde.