Estudo comprova: ser mãe após os 30 confere às mulheres maior longevidade

Estudo comprova: ser mãe após os 30 confere às mulheres maior longevidade

Estudo comprovou que o mesmo gene responsável pela gravidez natural após os 30 dá às mulheres maiores chances de chegar aos 95

Muitas mulheres, atualmente, planejam ter filhos depois dos 30 anos. Algumas adiam os planos para depois dos 33, por estarem mais focadas na carreira e em conquistar estabilidade profissional.  Uma pesquisa recente da Boston University School of Medicine, publicada na revista “Menopause”, mostrou que isso pode trazer mais anos de vida para as mulheres.

O estudo revelou que as mulheres que têm filhos depois dos 33 anos sem tratamento de fertilidade têm maiores chances de viveram até os 95 anos do que as mulheres que engravidaram do último filho antes dos 30. Isso porque os mesmos genes que permitem às mulheres ter filhos naturalmente em idades mais avançadas são os responsáveis por uma maior longevidade.

A pesquisa se baseou nos dados do “Long Life Family Study”, um estudo genético com 551 famílias com vários membros que viveram até idades avançadas, 95 anos ou mais. Os pesquisadores determinaram que as mulheres que tiveram o último filho depois dos 33 anos tinham o dobro de chances de viver até os 95 anos ou mais se comparadas ás mulheres que engravidaram do último filho aos 29 anos.

“Os genes que permitem às mulheres ter filhos naturalmente numa idade mais avançada são os mesmos que têm um papel muito importante no retardar do envelhecimento e o risco de doenças relacionadas com a idade, como as doenças de coração, acidentes vasculares cerebrais e diabetes”, explicou Thomas Perls, especialista em geriatria na Boston University Medical Center e pesquisador responsável pelo estudo.

No Brasil, a maioria das mulheres ainda têm filhos entre os 20 e os 29 anos, mas a porcentagem de gestações que acontecem depois dos 30 vem aumentando a cada década, e a tendência é que esse número cresça ainda mais. O Censo realizado em 2010 mostra que quase 30% da população feminina tem filhos depois dos 30.

(Redação Progênese com informações de Pais&Filhos)

Tratamentos e Tecnologia